7 de dezembro de 2009

Saldo Final


Pois então...
Passaram-se 4 meses. Para ser mais exata: 122 dias.
Durante este tempo conheci muitas pessoas, de todos os lugares possíveis, desde brasileiros até moradores das ilhas Fiji. Ouvi muitas histórias, de gente que viajava por amor e outras por dinheiro. Passei quase 3 meses sem usar salto (record!!!), e usei a mesma calça jeans mais de 30 vezes (vamos deixar claro que não seguidamente heim gente (quase...hehehe). Existem lavanderias rápidas por aqui!...rs).
Ao todo foram 66 viagens, combinadas entre carro, avião, barco, trem e ônibus. 10 países visitados, 37 cidades, e o incrível número de quase 14.000 fotos batidas.
Tive que melhorar o inglês na marra, e se antes era uns 10%, agora é 11%...hehehe.
Aprendi 5 palavras em polonês, um esforço só pra não ser mal educada. Arranhei um “portunhol” e ainda fui elogiada... rs. Tentei aprender italiano, mas confundia com espanhol...rs, e pra não pirar, coloquei um filtro no ouvido... e abstraí o alemão.
Me apaixonei pelos pães poloneses, embora as baguetes francesas sejam imbatíveis. Não experimentei nenhum artigo lícito nos coffie shops de Amsterdam, mas me esbaldei nos sorvetes de Florença. Comi uma pizza napolitana em Roma e experimentei um bom Spritz em Veneza (ao meio-dia!...rs). Aprendi umas receitas espanholas, e o pão tomato é genial. Comi paella espanhola na Itália, e a melhor torta de maçã na Espanha, feita por uma americana de Montana. Provei camarão e queijo parmesão... e gostei (mas vamos combinar que o gosto deles no norte da Itália é totalmente diferente do gosto deles aí no Brasil). Consumi mais maçãs e big mac`s neste tempo do que em um ano no Brasil e comprei mais caixas de croissant industrializado que um mercado de pequeno porte!
Sinto muita falta da comida do Brasil, e penso que a pior adaptação foi neste aspecto. Mas com isso, aprendi a apreciar muitos produtos locais... e vou sentir saudade deles quando estiver aí!
Ganhei uns quilos na Polônia depois de tanto comer besteira. Perdi os quilos em Paris e Barcelona, depois de andar muuuito. Mas ao chegar à Itália, foi tudo em vão...rs. E em Berlim, percebi que não podia mais lavar as calças jeans... entendem o porque né?!...hehehe. Culpa da Itália... ou melhor... da Dona Vally e do Sr. Léo!...rs.
E o saldo final? Muitas histórias, apertos, lembranças, aprendizados, pessoas, sabores, cheiros e sensações... em contrapartida volto sem dinheiro, sem emprego e casa (volto pra casa do papai e da mamãe...rs). Falando nisso, se alguém souber de onde estão precisando de uma aspirante a arquiteta e urbanista e ex-estudante de engenharia, favor entrar em contato... hehehe. Acho que ainda não perdi meu número!
Enfim, estou chegando... e muito F E L I Z !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 
Foi bom ter vocês por aqui...

2 comentários:

  1. Ola

    Agora conseguir parar e ler, so um post por enquanto, mas seguirei seu blog,agora cronologicamente ao contrario ehehehehe

    Beijos

    Arroiz

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata, adorei as fotos de sua viagem! Acabei de me inscrever na Iaste, e gostaria de fazer umas perguntinhas ..rsrs ..tipo salário..rs Pode me mandar seu email? O meu é marques_arquitetura@yahoo.com.br. Abçs, Isabelle

    ResponderExcluir