7 de dezembro de 2009

O tamanho das "coisas" - Parte II: Sintetizando


Continuando o assunto sobre o tamanho das “coisas”, falemos inclusive do tamanho das coisas reais, e que por ora eu só mensurava na imaginação...rs. Mensurava e super dimensionava!!! Hehehehe. Esperava ver todos aqueles monumentos gigantes! E por isso, por vezes, me “decepcionei”. 

A Polônia, por exemplo, foi uma grande surpresa. Se eu fosse citar tudo o que eu esperava, ou melhor, tudo o que eu não esperava deste país... nossa! Precisaria de muito tempo por aqui...rs. No fim, o saldo foi “positivíssimo”! O clima, algumas pessoas, o trabalho, a história... e a certificação de muitos aspectos pessoais, vindos de pessoas que pouco me conheciam... foram de grande valor, e penso que nisso, não consigo colocar tamanho. 

De Praga não esperava nada, mas sendo simplesmente a cidade mais esplendida que já conheci, mesmo que esperasse muito, creio que não me decepcionaria. Conseguiu ser perfeita e me tirar as palavras, mesmo sendo lá o lugar no qual vivenciei pela primeira vez um assalto. Sim, foi para mim o lugar das sensações extremas, intensas e tensas. 

A Torre Eiffel não é assim tão alta... até você decidir subir até o topo e ver Paris do alto. Aquela cidade linnnnda, tão branca e organizada. Parece uma maquete, feita por mãos experientes e perfeccionistas. Aí.... parece que pequena meeesmo, só a Monalisa! 

Amsterdam, com toda a sua liberdade e libertinagem... rs, consegue ter uma atmosfera de cidadezinha do interior. Tá bom, é um exagero. Durante o dia, em certos lugares, parecia a cidade mais caótica que já tinha visto. Tudo parecia muito apertado... as ruas estreitas, muita gente e milhares de ciclistas. Ou melhor, milhares de bicicletas!!! E se perder por lá é a coisa mais fácil. Todas as ruas parecem ser exatamente a mesma rua...rs. Mas por vezes vi cenas lindíssimas ao atravessar os canais, de cima de uma ponte qualquer. A luz é surpreendente... 

Londres é cinza! O céu, os prédios, as pessoas. Falta cor em tudo. É claro que essa é uma análise bastaaante precipitada de uma cidade tão grande, com tantas pessoas, lugares e acontecimentos. Cinza, por exemplo, até você se deparar com um daqueles ônibus de dois andares ou com uma cabine telefônica... tudo vermelhinho! É uma combinação cromática que muito me agrada. E é nessa hora que você tem certeza de que chegou a Londres. O segundo momento de certeza, é quando você, ao atravessar a rua, lê um recadinho no chão, indicando para onde deve olhar, já que o trânsito é ao contrário. Londres é o lugar onde ninguém olha pra ninguém... e a cidade segue frenética, assim como as pessoas e tudo mais. Sem dúvida, o hipocentro das novidades mundiais é exatamente ali. Mas já aviso aos desavisados: o Big Ben é bem menor do que se espera...rs.  

Barcelona... ahhh Barcelona! Meu sonho europeu. Conseguiu sim, ser tudo o que eu esperava... e muito mais! Em termos de qualidade urbana, para mim não há quem sobressaia. Os espaços públicos, desde os grandes parques, até uma ruazinha íngrime, escondida num bairro afastado, conseguem ser perfeitos. O mobiliário urbano que convida as pessoas à apropriação, a luz que induz as atividades, o cuidado com os detalhes que qualifica as fotografias e a consideração com o simples observador. Enquanto a Gaudí... na minha opinião está presente em tudo e somente naquilo em que pôde colocar as mãos e os olhos. Obs: Já sei até onde quero morar... bairro, rua e apartamento...hehehe 

Bilbao foi uma boa surpresa. Muito mais que o Museu Guggenheim! Mas este sim conseguiu ser exatamente como eu esperava. Acho que foi o único. Nem maior, nem menor. Do tamanho exato! E as sensações? Ahhh... não decepcionaram. 

Palma de Mallorca foi um daqueles rompantes. Destino decidido de última hora. E valeu a pena. As pessoas que conheci por lá, em especial uma, que não me ensinou somente como se faz uma boa torta de maçã... mas que também ajudou a lustrar alguns valores. E a cor do mar... desperta uma sensação inexplicável, e o jeito é ficar olhando... admirando... e confirmar a genialidade divina (genialidade sim, porque pra mim, a natureza foi criada!!! Essa explicação vai para uma pessoa específica, mas que eu penso que não chegará a ler estas linhas). 

Roma é uma cidade densa. Em todos os sentidos. E as grandes emoções ficaram por conta de coisas bem menores que o Coliseu, que por sinal também é muito menor do que o esperado...rs, assim como no Vaticano, a Praça de São Pedro e a Pietá do Michelangelo. Já a Basílica, continua monumental. E se a idéia era explicitar a escala do homem frente a Deus... aí eles conseguem...rs. A capela sistina, com a licença de todo o glamour que lhe é dada, impressiona pela qualidade dos planos de pintura. Parece que tudo está em     3D, e que aquelas figuras ficam flutuando e pairando sobre nós. E o Êxtase não foi só de Santa Tereza... 

Florença, meu segundo sonho europeu também não decepcionou, além de ter o melhor sorvete que já experimentei na vida! O Duomo da Santa Maria Del Fiore é incrível! Assim como todo o conjunto: Igreja, campanário e batistério. O tratamento externo das igrejas florentinas, com o uso dos mármores é único. Para as portas de Ghiberti no batistério de São João, faço minhas as palavras de Michelangelo...hehehe: Belas assim, serão somente as portas do paraíso. Fiquei horas admirando aqueles quadros dourados... E o que dizer das esculturas da Piazza della Signoria??? Affff...... 

Veneza é instigante. Cidade pra caminhar e descobrir pérolas. Peculiar... particular... e única. Romântica? Nem tanto...rs. Tudo bem, depende do contexto... mas neste texto, deixou a desejar. Quanto a Praça de São Marcos... jurava que faltava um pedaço...hehehe. Já quanto aos pombos... 

Berlim é correta, organizada e arejada. Muita coisa pra ver, muita história e muita arquitetura contemporânea. Mas se tiver uns dias a mais pra xeretar bastante, descobre-se a “zona” que é essa cidade...rs. No underground, lugar dos improvisos, é que as coisas acontecem e é aí que se encontra a verdadeira beleza “jovem”. 

No fim das contas? ... acho que eu é que me achava muito “pequena”...hehehe

Nenhum comentário:

Postar um comentário